Mostrar a importância da agricultura familiar para a sociedade urbana é a principal motivação da Universidade Federal de Goiás (UFG) ao preparar a feira de exposições Agro Centro-Oeste Familiar, que acontecerá no período de 29 de maio a 1º de junho, no Centro de Eventos da Universidade. Segundo a coordenadora do evento Graciella Corcioli, além de tratar sobre a importância da produção agrícola, o evento tem foco em capacitação da população urbana e rural.
Graciella Corcioli, Foto: TV UFG
“Basta chegar no dia, se inscrever e participar”, afirmou ela, em entrevista à Rádio Noroeste, reiterando a oferta de atividades de interesse de todo o público. A entrada é gratuita e a Feira vai funcionar todos os dias das 8 horas até às 20 horas. No dia 1º de junho, encerrará ao meio-dia.
Em sua 17ª edição, o evento terá a participação de 180 agricultores e suas associações, cooperativas, assentamentos e representantes da pequena agricultura. “Eles trazem os produtos, expõem e vendem”, explica Graciella, lembrando que há cursos, palestras, um dia de campo e uma exposição de máquinas e tecnologia disponíveis para a agricultura familiar.
Para ela, o maior desafio é conquistar o público urbano para conhecer este ‘mundo’. Entre as atrações estão a “Praça de alimentação” exclusivamente com produtos da agricultura familiar. “Comidinha saudável, da roça, sucos naturais, carne da lata, tudo produzido por quem está vendendo”, disse ela, reiterando ser a oportunidade do consumidor conviver com os produtores e saber como os alimentos estão sendo produzidos.
Também haverá shows, orquestra e a Secretaria da Saúde vai prestar serviços de saúde para o público. Haverá testes de saúde e aconselhamento sobre vida saudável. A próxima edição, em 2020 será em Ceres.
Participantes
Os integrantes do Projeto CO Solidário estarão em peso na Feria. De Goiás estarão a Associação Progresso Novo que já preparou lindos vasos de cimento, artesanato e produtos in natura: rapaduras, feijão entre outros. Já a APROBOM separou pimentas deliciosas e as Guerreiras de Canudos fizeram farinha, requeijão, queijo, geleias, doces, compotas, frutas, ervas desidratadas e cosméticos.
Do Distrito Federal, a Central do Cerrado, preparou belos produtos beneficiados do extrativismo do Cerrado e o assentamento Canaã, está escolhendo as melhores frutas, hortaliças e Plantas Alimentícias não convencionais (PANCs) desidratados. A
Associação de Mulheres Produtoras Artesanais Girassol preparou artesanato com palha e sementes e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Água Doce trazendo vai comercializar produtos orgânicos e manuais, como farinha de mandioca.
Do Mato Grosso do Sul, a Associação Hanaiti Yomomo vai expor açúcar mascavo, mel e castanha baru, e a Associação de Mulheres de Monjolinho (AMAM), trará baru, pasta e palito de pequi e farinha de jatobá.
Confira e escolha qual a atividade que você vai participar:
Feira-livre da Agricultura Familiar: reprodução de uma feira livre para a comercialização de hortaliças, frutas, mel, produtos beneficiados e artesanatos.
Estantes das entidades representativas dos agricultores familiares e dos órgãos públicos parceiros do evento: local para debates, divulgação de políticas públicas, realização de negócios e trocas de experiências relacionadas à produção familiar na região Centro-Oeste.
Salas de seminários temáticos: eventos simultâneos organizados em função da demanda regional com assuntos de interesse do produtor.
Seminário Científico: apresentação de trabalhos de pesquisas acadêmicas voltadas para a agricultura familiar com produção de Anais de Resumos.
Cursos práticos em áreas específicas: apresentações práticas agropecuárias consolidadas, capacitação das famílias em atividades produtivas, gerenciamentos de propriedade e uso eficiente das tecnologias.
Dia de Campo: visitas a áreas de cultivo, com apresentação de novos materiais agrícolas desenvolvidos por empresas de pesquisa voltadas à produção familiar.
Exposição de máquinas e implementos: demonstração do funcionamento de máquinas e equipamentos agrícolas. Durante o evento, semeaduras, adubadoras, colhedoras e pulverizadoras serão apresentados em funcionamento ao público, com destaque àqueles específicos para a agricultura familiar.
Rodas de conversa: espaço para a apresentação de casos de sucesso de produtos familiares em assentamentos.
Eventos culturais: apresentações artísticas durante o evento.
Deixe seu Comentário