Junto com as comemorações do Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, foram iniciadas as atividades do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. Abordando o tema “Pelo Cerrado Vivo: Territórios, Diversidade e Democracia”, o primeiro dia de encontro foi marcada pela troca de experiências, debates, além de oferecer produtos artesanais e de alimento nativos da região.
A abertura do encontro contou com uma Corrida de Toras, nos quais os povos indígenas Xavante e Timbira, do Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, correram revezando toras de até 80 quilos. A programação ainda contou com um seminário sobre a Importância dos Povos e Comunidades para a Conservação do Cerrado.
O desmatamento do Cerrado foi assunto de debates e reflexões na abertura do encontro, que aconteceu no Teatro Funarte Plínio Marcos. Representações de povos, comunidades tradicionais e políticas se reuniram para falar de políticas públicas e sobre a visibilidade dos segundo maior Bioma do Brasil.
Presente na solenidade, o Secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho, falou da urgência de medidas de preservação do Cerrado, “A importância do Cerrado como o maior produtor de água e como segundo maior bioma da América do Sul, dentro do quadro de crise ambiental, o qual o país se encontra, é preciso diminuir e adaptar, a partir de medidas ambientais.”
O Encontro dos Povos do Cerrado acontece desde 2001, este ano, o segundo no Distrito Federal, conta com a participação do Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno (FESDEF), para a artesã e participante da Cáritas Brasileiras e do Fórum, Aryri do Povo Gavião, do estado do Pará, o evento marcará o reencontro de pessoas, a junção de unidade na diversidade e expectativa de mais cuidado com o Cerrado.
Responsável pelo início da solenidade de abertura, Maria do Socorro, quebradeira de coco e coordenadora da Rede Cerrado, ressalta a luta do Movimento das Quebradeiras de Coco e animada com a organização do evento, convida a todos para participarem. A noite do primeiro dia foi encerrada com a programação cultural. O evento estará no Complexo Cultural Funarte até o dia 14 de setembro, de 9h às 22h, com oficinas, seminários, feira, atividades e atrações culturais.
IX do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado
Data: 11 à 14 de setembro
Horário: Das 08h às 19h
Local: Complexo Cultural Funarte, Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural, Entre a Torre de TV e o Clube do Choro.
Confira a programação no site do evento, clicando aqui.
Deixe seu Comentário