O Centro de Estudos e Assessoria promoveu nesta semana a Oficina Estadual com representantes dos Fundos Solidários do Estado de Mato Grosso. A oficina, que aconteceu no dia 15 de outubro, foi espaço para debate sobre território, formação de rede, economia solidária, desafios de cada grupo, gestão, entre outros.
Além de Mato Grosso, em setembro, já aconteceram oficinas nos demais estados do Centro-Oeste e Distrito Federal. Esta ação faz parte do Projeto de Apoio e Fomento às iniciativas de Fundos Solidários do Centro-Oeste – convênio Senaes/MTE.
As oficinas contribuirão na construção de Planos de Desenvolvimento Institucional para cada um dos 30 Fundos Solidários acompanhados pelo projeto. Além das oficinas, são intercaladas visitas dos agentes de finanças solidárias e intercâmbios visando a promoção de espaços educativos de reflexão, planejamento e articulação.
Os fundos solidários que estão no projeto envolvem grupos de assentados, indígenas, culturais, quilombolas, empreendimentos solidários que atuam na área da comercialização, confecção, artesanato, articulações territoriais e de rede. Comparado a outras regiões do país que trabalham com o mesmo projeto, o Centro-Oeste se destaca pela quantidade de grupos no meio urbano, apesar da quantidade de Fundos Solidários acompanhados no meio rural ainda ser superior. Outro destaque são os grupos que reúnem jovens e grupos que possuem quantidade expressiva de mulheres. As escolhas dos grupos passaram pelo crivo dos Fóruns de Economia Solidária Estaduais, foram critérios a diversidade e a capacidade de cada um dos fundos participantes de articular outros fundos em seu território.
Sobre as demais oficinas
A primeira oficina aconteceu em Campo Grande (MS), no Centro de Comercialização de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul, no dia 17 de setembro. O Centro possui um Fundo Solidário e também participa do projeto.Contou com a presença de 14 pessoas de 06 FRS, representante FEES MS e Funtrab. O tema gestão do Fundo Solidário apareceu como foco de trabalho no MS, além disto a oficina teve por principal resultado o compromisso dos presentes em fortalecer as ações em rede no estado.
A oficina do Distrito Federal, foi realizada em Brasília, no dia 20 de setembro em parceria com a equipe da Cáritas Arquidiocesana de Brasília, que também é parceira nas demais ações do projeto no DF. Contou com a presença de representantes 05, dos 06 Fundos que são acompanhados no projeto. Foram pontos fortes da discussão deste grupo o fortalecimento da Rede de Empreendimentos do DF e também o tema gestão.
Já em Goiânia (GO), a oficina foi realizada no dia 27 de setembro com representantes de Fundos, Fórum de Economia Solidária de Goiás e Cáritas.Centraram debates na organização em rede,conjuntura política do movimento de Ecosol e território.
Deixe seu Comentário