Com oito estandes e centenas de produtos, a economia solidária marcou presença na 13ª edição da Feira Internacional de Artesanato que oferece produtos de 700 artesãos brasileiros e de mais 26 países. Palestras, cursos e oficinas também ocuparam espaços no evento, que aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Para a artesã Antonia Lira, que há 13 anos expõe neste evento a Finnar é importante como vitrine para a produção de artesanato.
“Nos últimos anos houve uma queda nas vendas”, disse ela. Embora bonita e bem organizada, as vendas estão abaixo da expectativa. “Mas para nós, o espaço é gratuito, dá visibilidade aos produtos e ao informar o Centro Público como um local de referência conquista de fato um espaço para se tornar conhecido na cidade. Os produtos vão desde artesanato, bordados, utilidades para casa, para o dia a dia, roupas e acessórios infantis, acessórios femininos e masculinos, vestuário.
“As encomendas estão aparecendo e tem uma clientela que costuma voltar para comprar”, afirmou Antonia. Para ela, a economia solidária está despontando e na Finnar surge a oportunidade de explicar sobre o tema e importância dele na vida das pessoas. Há 13 anos em Brasília, a Feira Internacional de Artesanato sempre atrai um grande público.
Roda de conversa – a doutora Sônia Marise, da Incubadora de Tecnologia Social CDT/UNB, coordenou a Roda de Conversa sobre Tecnologia Social – unindo teoria e prática. Criada em 2005, a Incubadora tecnológica da UNB é um serviço para empresas iniciantes que precisam de auxílio para impulsionar os negócios. A empresa é analisada sob os eixos tecnológico, gestão, comercial, empreendedorismo e financeiro. A ideia é trazer organizações com foco em impacto social, construir oportunidades e incluí-las de forma competitiva no mercado.
O impacto social da incubadora visa não só o lucro, mas outras dimensões de inclusão como cidadania, direito à saúde, conhecimento, educação, mobilidade com segurança e segurança pública. Segundo a professora Sônia Marise Salles de Carvalho, responsável pela Incubadora de Tecnologia Social, o importante neste momento é manter a força do movimento.
Deixe seu Comentário