Temas e produtos da Economia Solidária (Ecosol) marcaram presença no ConectaIF 2019. Produtores artesanais expuseram e comercializaram seus produtos na “Feira de Iniciativas Econômicas Solidárias”. O evento ofereceu ao público uma diversidade de produtos, trazendo ao público a riqueza do artesanato – em vestuário, decoração, acessórios e da produção natural. Para muitos, é a oportunidade de demonstrar seus produtos e a produção artesanal e solidária.
O ConectaIF incentiva o empreendedorismo abrindo espaço para que os empresários possam ampliar o alcance de seu negócio, divulgando seus produtos e principalmente aproximando os produtores com seu público-alvo. O ConectaIF durou dois dias – 29 e 30 de agosto – e trouxe oficinas rápidas, apresentação de protótipos inovadores, competição com o foco no mundo do trabalho, feira de iniciativas econômicas e solidárias, diálogos sobre ensino, pesquisa, extensão e inclusão.
De acordo com a diretora do IFB, Luciana Massukado, neste momento da História o desejo é vencer desafios existentes na instituição. “Para enfrentar esta época em que vivemos tantas polarizações, precisamos da união e engajamento de todos”, pediu Luciana, ao discursar na cerimônia de abertura.
Para Nicole Marinho, representante da “Que tal Presentes”, a Feira de Iniciativas Econômicas Solidárias é uma grande oportunidade. “Estou achando incrível! É uma experiência maravilhosa expor meu trabalho em um evento tão grande quanto o ConectaIF, até porque não tenho loja física, e muitos clientes estão conhecendo e solicitando o meu contato”, disse, ressaltando ainda que o público tem mostrado grande interesse por sua marca.
“Achei muito interessante essa proposta. É importante reconhecermos e valorizarmos os produtos artesanais. Vejo a feira como um grande estímulo para o empreendedorismo; são muitas bancas e produtos diferenciados”, destaca a visitante Clarissa Souza.
A Feira
A Feira de Iniciativas de Economia Solidária é um evento que acontece no ConectaIF desde o ano de 2016 e tem como proposta estimular nos alunos do Instituto Federal de Brasília o empreendedorismo e estabelecer vínculos entre o mundo do trabalho e a instituição.
Para o coordenador Rodrigo Alfani, é uma oportunidade enriquecedora. “Neste ano temos em média 50 expositores. Estabelecer essa relação com os empreendedores do Distrito Federal é uma forma de fomentar as relações entre os alunos e o mercado de trabalho”.
O Fórum de Economia Solidária trouxe rodadas de conversa sobre Mulheres e Juventude; tudo está se trans-formando e o consumo muda o mundo. O tema Cidadania também fez parte da mesa de debates abordando atualidades do mercado de trabalho, a exemplo de “Jornada de trabalho aos domingos e feriados” e “Pensão Alimentícia”.
Todos os espaços do Campus Brasília foram preenchidos com atividades do ConectaIF: apresentações artísticas, rodas de conversa, feira de adoção de animais, oficinas rápidas de qualificação e muito mais. Além dos campi do IFB, a Semana contou com participantes da Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Piauí, Mato Grosso e do Instituto Politécnico de Portugal.
Todos os direitos reservados: Imagens assessoria ConectaIF https://www.flickr.com/photos/ifbrasilia/48642958203/in/album-72157710576732707/
Deixe seu Comentário