O Centro de Estudos e Assessoria (CEA) em articulação institucional com a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania apresenta o projeto CO SOLIDÁRIO. Ele tem como objetivo a promoção e o fortalecimento da comercialização solidária e o consumo responsável por meio do apoio aos arranjos econômicos territoriais, além da articulação da Rede Centro-Oeste Solidário.
O eixo central é o fomento às redes locais e territoriais na Região, envolvendo produtores e consumidores nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, por meio de Bases de Serviço de Apoio à Economia Solidária (BS-Ecosol), facilitando a assessoria aos seus EES de forma a estimular o desenvolvimento territorial sustentável como estratégia de superação da pobreza extrema.
Dos 19.708 Empreendimentos de Economia Solidária em Tangará da Serra, Bugres, Porto Estrela, Cuiabá – Mato Grosso-MT (EES) no Brasil, apenas 1.826 ou 10,34% estão localizados no Centro-Oeste. Chama a atenção na região que deste universo, a razão de EES de PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO em relação aos de CONSUMO é de 5 para 1. Os grupos de consumo têm papel de criar um mercado alternativo ao que os EES atualmente competem pois podem colaborar fortemente para a inversão na acumulação das riquezas. Por isto trabalhar o consumo integrado com os processos de produção e comercialização é estratégia aliada à articulação para potencializar conhecimento e processos.
O projeto CO Solidário tem como objetivo de colher e integrar soluções para a produção, comercialização e para o consumo de produtos e serviços da EcoSol e da Agricultura Familiar. Para isso utilizarão as bases de serviços de cada estado a fim de estimular o desenvolvimento territorial sustentável e a superação das dificuldades como estratégia de vencer a pobreza extrema.
1- Constituir uma equipe técnica do Projeto e Comitê Gestor Interredes, tendo em vista a metodologia de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização – PMAS das ações.
2- Implementar processos participativos e continuados de assessoramento técnico qualificado em produção, comercialização e consumo por meio de quatro Bases de Serviço de Apoio à Economia Solidária (BS-Ecosol).
3- Garantir a participação dos EES da Rede Centro-Oeste Solidário (CO Solidário) em espaços comerciais e de visibilidade.
4- Promover atividades de um intercâmbio regional e um nacional em experiências de referência na integração da produção, comercialização e consumo solidários, garantindo presença prioritária das mulheres dos EES.
5- formação e informação através de materiais educativos e comunicativos com conteúdos relacionados sobre as redes e aprendizagem acumulada no projeto “Centro-Oeste Solidário (CO Solidário)”.
– Índice alto de participação de EES no Comitê Gestor Interredes, para acompanhamento contínuo do processo de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização – PMAS das ações.
– Serviço de Assessoramento Técnico das Bases de Serviço de Apoio à Economia Solidária (BS-Ecosol) instaurado e em funcionamento.
– Redes territoriais com assessoramento técnico e contínuo com foco na comercialização.
– Redes territoriais melhor equipadas para o desenvolvimento da articulação dos 81 EES beneficiários.
– Participação de dez (10) EES da Rede CO Solidário em espaços regionais e nacional de comercialização solidária.
– Oito (8) oportunidades de negócio (rodadas) realizadas, com participação de grupos de produtores e consumidores, sendo duas (2) em cada território.
– Um (1) intercâmbio regional realizado em experiências de referência na integração da produção, comercialização e consumo solidários, garantindo índice alto de presença das mulheres dos EES.
– Um (1) intercâmbio nacional realizado em experiências de referência na integração da produção, comercialização e consumo solidários, garantindo índice alto de presença das mulheres dos EES.
– Aprendizagens dos intercâmbios em comercialização solidária sistematizadas e disseminadas, para a divulgação das articulações territoriais e da Rede Centro-Oeste Solidário (CO Solidário).
Centro de Estudos e Assessoria – CEA
SGAN 914, Conjunto F, Aldeias Infantis
Casa 1, Asa Norte
CEP: 70746-550 Brasília-DF
61. 3323.6992
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Centro de Estudos e Assessoria – CEA
Rua Espírito Santo, Quadra 39, Lote 5
Jardim Brasília
Cep: 76550-000 Porangatu-GO
61. 3323.6992
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Centro de Estudos e Assessoria – CEA
Rua 4, s/n, Bairro Jardim Vila Alta II
(Feira da Vila Alta)
Cep: 78300-000 Tangará da Serra-MT
61. 3323.6992
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Economia Solidária – CTES
Central de Comercialização
Rua Marechal Rondon, 1500
Cep: 79002-201 Campo Grande-MS
61. 3323.6992
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::