Legado, determinação, amizade e perseverança, estas foram as palavras usadas para descrever de Ademar Bertucci. Professor, gestor de políticas públicas e de programas e projetos sociais, em especial no campo da economia solidária, Ademar, foi fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária e do Centro de Estudo e Assessoria (CEA), e se tornou referência no processo mobilização e organização das entidades que atuam na economia solidária.
Familiares, amigos e companheiros de militâncias se reuniram para celebrar sua vida, no dia 15 de outubro, data de um ano de seu falecimento. Para Zoraide Gomes de Oliveira, viúva de Ademar, a força e determinação é o que mais marcou a vida de seu parceiro, “tudo o que ele queria fazer, desde os dezessete anos, esse cara sempre sabia o que queria e seguia em frente.” Sempre preocupado com as pessoas que o cercava, seu filho, Davi Bertucci, lembra o dia que Ademar perdeu vários voos, pois estava auxiliando via email seus colegas de trabalho.
O evento também marcou a entrega do Diploma Paul Singer para família de Ademar, concedido ao professor em 13 de dezembro de 2018. A honraria é destinada às pessoas que prestaram contribuições ao desenvolvimento da Economia Popular Solidária no Estado do Rio de Janeiro. Luiz Antunes da Penha, Coordenador do Fórum de Economia Solidária do Rio de Janeiro e Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), foi o responsável pela concessão “quando finalizamos o processo de criação do diploma, não tínhamos como não oferecer o primeiro para o professor Ademar, que contribuiu para a economia solidária no Brasil.”
Outro momento da solenidade foi apresentação do Território do Bem Viver Ademar Bertucci. Este será um espaço que reunirá práticas de Fundo Rotativo Solidário, incentivo às práticas de finanças solidárias por meio do e-Dinheiro, com finalidade promover atividades de comercialização solidária e práticas de consumo responsável, oferecendo produtos agroecológicos e de agricultura familiar. A ação será desenvolvida num galpão na Aldeias Infantis, em parceria com a Green Cross, Cáritas Brasileira, Rede Terra a equipe do CEA.
Deixe seu Comentário