O projeto tem o objetivo de garantir condições mínimas para o apoio técnico e suporte estratégico à Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), para estimular a participação direta e a comunicação nos espaços de articulação política do movimento, envolvidas com o propósito de rediscutir a ação do Fórum na atual situação social brasileira. Nesse sentido, vincula-se com as duas (2) finalidades prioritárias de atuação do FBES: a representação, articulação e incidência na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas de EcoSol; e o apoio ao fortalecimento do movimento a partir das bases. Busca animar encontros, mesas de diálogos e convergências (comunicação para a mobilização) junto aos fóruns municipais, territoriais, estaduais e macrorregionais, para que desta base venha a força que move e pauta a EcoSol como perspectiva de desenvolvimento sustentável no país. A proposta é ampliar o uso de soluções simples e eficientes que já existem, para cuidarmos da plena compreensão e participação de todas as pessoas. O movimento e a pauta nascida nessa ação, tem a oportunidade de fortalecer e articular os dispositivos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a sociedade civil e do poder público. Tal incidência motivará o FBES, revitalizado em suas coordenações executiva e nacional, para a realização da ampla reunião nacional, que vai avaliar a atual situação social e propor novos rumos para o florescimento da prática social transformadora, democrática, autogestionária, cooperativa e solidária. É momento de semear tal prática em uma estrutura fundada na mobilização das bases, na participação efetiva e no questionamento consciente dos atuais modelos de consumo e desenvolvimento.
OBJETIVO GERAL: Dar apoio técnico e suporte estratégico à Coordenação Executiva do FBES para estimular a participação direta e a comunicação nos espaços de articulação política do movimento, envolvidas com o propósito de rediscutir a ação do Fórum na atual situação social brasileira.
O projeto é realizado pelo Centro de Estudos e Assessoria em parceria com as entidades membro do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES).