Com o tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”, a terceira edição da Conferência Nacional de Economia Solidária (III CONAES), promete ser momento de consolidação desta política pública no país.
As conferências são espaços públicos de debates e constituem um mecanismo institucional de democracia participativa da gestão pública. Neste espaço de participação social os diversos segmentos da sociedade irão dialogar e deliberar sobre a política pública de Economia Solidária, produzindo resultados a serem incorporados nas agendas e ações governamentais.
A etapa nacional é resultante de outras diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual e federal. No caso da CONAES, desde a sua segunda edição, são realizadas também as conferências temáticas que subsidiam tanto as conferências estaduais, quanto a nacional.
Os temas que estão em debate e geraram conferências temáticas foram:
- Produção, comercialização e consumo sustentáveis;
- Financiamento: crédito e finanças solidárias;
- Conhecimentos: educação, formação, assessoria e tecnologias sociais;
- Ambiente Institucional: legislação e integração de políticas públicas.
A previsão é de que das etapas estaduais sairão 1.460 delegados(as) eleitos – entre empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento e gestores públicos. Estas pessoas terão a missão, na etapa nacional, de rever as proposições das etapas estaduais e conferências temáticas, e proporem as Diretrizes para o Plano Nacional de Economia Solidária.
A Secretaria Nacional de Economia Solidária e o Conselho Nacional de Economia Solidária, propuseram os seguintes objetivos para a III CONAES:
- Realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária considerando as deliberações das Conferências Nacionais;
- Promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio à Economia Solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil;
- Elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de Economia Solidária;
- Elaborar um Plano Nacional de Economia Solidária contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação, programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da Economia Solidária no país.
No Centro-Oeste, o Centro de Estudos e Assessoria – CEA facilitou as discussões nos grupos de trabalho sobre Finanças Solidárias. Além de, também, ter contribuído no debate da Conferência Temática “Economia e Democracia: Políticas de Financiamento, Finanças Solidárias e Ambiente Institucional para a Economia Solidária”, que foi realizada de 8 a 10 de abril de 2014, em São Paulo e contou com a participação de mais de 150 pessoas de todo o Brasil sendo os segmentos de finanças solidárias seus maiores protagonistas.
FIQUE POR DENTRO
I CONAES
Quando: 26 a 29 de junho de 2006
Tema: Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento
Dados Gerais:
• 1.352 participantes na Etapa Nacional
• 16.976 participantes nas etapas preparatórias
• 27 conferências estaduais
• 159 conferências territoriais
II CONAES
Quando:16 a 18 de junho de 2010
Tema: Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável
Dados Gerais:
• 1.613 participantes na Etapa Nacional
• 20.459 participantes nas etapas preparatórias
• 27 conferências estaduais
• 187 conferências territoriais
• 05 conferências temáticas
Acompanhe a III CONAES:
Quando: 26 a 29 de novembro de 2014
Textos Base e outros documentos da III CONAES:
http://portal.mte.gov.br/ecosolidaria/conferencia-nacional-de-economia-solidaria/
Deixe seu Comentário